fbpx

TANGRAM!

TANGRAM!
01 ago de 2021

TANGRAM!

Turmas do 2º ano – MATEMÁTICA | Tangram como ferramenta pedagógica

 

Como tornar o estudo da matemática prazeroso? Atualmente, ao responder essa pergunta, é importante levarmos em consideração a utilização de ferramentas tecnológicas, bem como desafios e projetos que contribuam com a autonomia do estudante, trazendo mais significado ao conteúdo estudado. Pensando nisso, chegamos ao objetivo dessa aula:

– Identificar e comparar figuras planas percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

O antigo jogo chinês que forma um quebra-cabeça pode ser utilizado como recurso didático bastante eficaz. A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material pedagógico. As formas geométricas que compõem o tangram dão ao professor muitas probabilidades de estudos na área de Matemática. O aluno que utiliza o tangram tem a chance de perceber formas geométricas, representá-las, construí-las, nomear objetos e criar formas a partir delas. O estudante, ao utilizar o tangram, desenvolve sua capacidade de visualização, percepção espacial, análise e criatividade. Com isso, ele terá um pensamento mais analítico e dedutivo.

Nas aulas de informática, as turmas do 2º ano foram desafiadas com uma versão digital do tangram. Utilizando o mouse, basta apenas clicar e arrastar as peças para a montagem da forma desejada. O Tangram aplicado a distintos aprendizados do ensino serve de auxílio para as disciplinas de Matemática e Educação Artística, permitindo praticar a criatividade de maneira lúdica e divertida.

Newsletter

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO.

    CONHEÇA NOSSAS

    Unidades