Projeto Semáforo – Modelagem 3D, programação com Arduino e corte a laser | Oficina de Cultura Maker

21 set de 2023

Processos envolvendo fabricação digital motivam estudantes em todas as etapas da aprendizagem por várias razões, a principal delas sem dúvida é a possibilidade da criação de um projeto autoral, do início ao fim. Nas aulas da Oficina de Cultura Maker, os estudantes foram desafiados a construir um semáforo.

Após a observação do semáforo em frente ao colégio (veículos e pedestres), os alunos, munidos de suas anotações e desenhos utilizaram a plataforma digital Tinkercad para modelar em 3D os sinalizadores. A ideia era iniciar um processo de simulação digital do funcionamento dos semáforos. O próximo passo foi utilizar as protoboards, placas utilizadas para projetos de eletrônica associadas à ferramenta Tinkercad,  possibilitando que as equipes recriassem os semáforos digitalmente em sala de aula.

Depois de concluir as etapas de simulação e após terem entendido o funcionamento real dos semáforos, os estudantes utilizaram o Arduino (placa programável capaz de criar comportamentos por meio de programação) para representar o semáforo fisicamente. E por fim, chegaram a última etapa, que consistia na junção dos atividades para construção de um projeto funcional de semáforo, partindo dos desenhos e anotações iniciais, passando pelo modelo 3D, bem como a simulação de programação para finalmente, o projeto cortado na máquina de corte a laser, e montado com toda a programação e dispositivos eletrônicos necessários para seu correto funcionamento.

De nada adiantaria termos a melhor estrutura, os melhores equipamentos, se as propostas de trabalho não envolvessem o protagonismo do estudante. As Oficinas Tecnológicas tem a vantagem de estar próximas dos alunos, sempre com desafios que conversam com seu cotidiano ao mesmo tempo que os desafiam, por meio de atividades e projetos sempre motivadores e divertidos. Que nosso arsenal tecnológico, repleto de kits de robótica de última geração, máquina de corte a laser, impressoras 3D, drones programáveis, entre outros, possa estar sempre à disposição das mentes criativas dos nossos alunos.

Como finalização da atividade, cada estudante levou para casa seu semáforo devidamente personalizado. Confira abaixo alguns registros da realização do projeto.