Humanas e Linguística

ONHB

Olimpíada Nacional em História do Brasil

ONHB

A ONHB é um projeto de extensão da UNICAMP, desenvolvido pelo Departamento de História, que terá a sua 16ª edição em 2024. O objetivo da Olimpíada é incentivar o estudo da História do Brasil por meio de trabalho em grupo na resolução de atividades através da análise de documentos, imagens e textos acadêmicos.

A Olimpíada é indicada para alunos que gostam de História do Brasil e/ou pretendem prestar vestibular na área de Humanas, sendo a principal Olimpíada para Vagas Olímpicas nos cursos de Humanas. Entre as atividades que são o atrativo da Olimpíada estão: a análise de imagens de época, ordenação de eventos históricos (documentos, textos, músicas, etc) e transcrição de textos antigos (Português arcaico ou com regras ortográficas diferentes).

Portal: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

• Fundamental: alunos do 8º e 9º ano do EF;
  • Médio: alunos do Ensino Médio.

Prova: grupo

Fases: 7 fases

• 1ª a 4ª fase: múltipla escolha (12 questões) e atividade;
  • 5ª a 7ª fase: atividade.

Tempo Máximo de Prova:

• 1ª a 6ª fase: 1 semana (online);
  • 7ª fase: 1 dia (UNICAMP).

• Resolução de provas de anos anteriores ( Portal Edros > Materiais Didáticos > Produtos Complementares > Acervo de Olimpíadas … expandir área de História e fazer download do arquivo ONHB ).

Inscrições: até 10/Março, valor com desconto. Inscrições encerram no dia 21/Abril.

1ª a 6ª Fase: 6/Maio a 15/Junho (prova online)

Resultado de cada fase: segunda pela manhã

7ª Fase: 24/Agosto (presencial e na UNICAMP)

Resultado da 2ª Fase: 24/Agosto, no dia da última fase.

A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.

Menção Honrosa recebe apenas certificado. As demais apresentam premiação física.

OBECON

Olimpíada Brasileira de Economia

OBECON

A OBECON é organizada pelo Instituto Vertere (organização sem fins lucrativos que apoia e/ou organiza muitas Olimpíadas Acadêmicas no Brasil), com apoio acadêmico da FGV, ITA, Insper e IME. A competição terá a sua 7ª
edição em 2024. O objetivo da Olimpíada é apresentar temas voltados a Economia para a tomada de decisão do participante, incentivando seu aprofundamento após a conclusão da Olimpíada.
Competição indicada para alunos que desejam cursar Economia ou área financeira. As provas são interpretativas, não exigindo um conhecimento formal dos conceitos econômicos, porém usando os conhecimentos de Matemática, História e Geografia adquiridos em sala de aula.

Portal: https://obecon.org/

• Aberta: alunos do 6º ao 9º do Fundamental
  • Oficial: alunos do Médio.

Prova: individual

Fases: 3 fases

• 1ª fase: múltipla escolha (40 questões);
  • 2ª fase: múltipla escolha (10 questões) e discursiva (6 questões);
  • 3ª fase: estudo de caso.

Tempo Máximo de Prova:

• 1ª fase: 7 dias (prova estimada em 4 horas com possibilidade de intervalo);
  • 2ª fase: 4 horas ininterruptas;
  • 3ª fase: 3 dias.

• Resolução de provas de anos anteriores ( Portal > Provas Passadas (cada ano possui um arquivo com as 3 fases) ).

Inscrições: até 23/Março ( Inscrição feita pelo aluno no Portal da Olimpíada ).

1ª Fase: 10 a 23/Março (prova online)

Resultado de cada fase: 1ª quinzena de Abril (previsão)

2ª Fase: 21/Abril (prova online)

Resultado da 2ª Fase: 2ª quinzena de Maio.

3ª Fase: 6 a 9/Junho

Resultado da 3ª Fase: 9/Junho

A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.

Não há premiação física (medalhas), apenas certificados rastreáveis.

OP

Olimpíada de Português

OP

Esta competição é voltada aos interessados no idioma Português e na resolução de problemas, jogos e desafios linguísticos do idioma. Em 2023, ocorreu a 1ª edição desta competição, com mais de 130 mil participantes, com pouco mais de 1.100 escolas. Para 2024, a 2ª edição da competição vem com o apoio da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) para dar mais peso a competição.
Essa Olimpíada é uma boa oportunidade de o aluno testar seus conhecimentos em Português, visando avaliar seu desempenho com potenciais concorrentes em vestibulares. Lembrando que muitos concursos universitários consideram as provas de Português e Matemática como critérios de desempate.

Portal: https://olimpiadadeportugues.org/

Categoria C – alunos do 6º e 7º ano

Categoria B – alunos do 8º e 9º ano

Categoria A – alunos do Ensino Médio

Prova: individual

Fases: 2 fases

• Fase 1: 25 questões de múltipla escolha (presencial) … prova eliminatória
  • Fase 2: 5 questões de somatório e 3 discursivas (presencial e em Polo próprio)

Tempo Máximo de Prova: 2 horas em todas as fases

Inscrições: até 12/Maio

1ª Fase: 22 A 25/Maio (presencial na escola)

Resultado da 1ª Fase: 25/Junho

2ª Fase: 29/Agosto, às 15 horas (Quinta Feira … presencial em Polo próprio)

Resultado da 2ª Fase: 22/Outubro

A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada, sendo aproximadamente 15% dos alunos na 2ª fase.

As medalhas (Ouro, Prata e Bronze) são físicas, mas as Menções Honrosas são em Certificados Digitais.