Olimpíada Brasileira de Robótica – Início de uma jornada tecnológica

18 jun de 2023

Olimpíada Brasileira de Robótica – Início de uma jornada tecnológica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, pois oferece uma experiência única e enriquecedora no campo da robótica e da resolução de problemas. Ao participarem da OBR, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.

A OBR foi criada em 2006. A iniciativa surgiu através de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de promover o ensino de robótica nas escolas e estimular o interesse dos estudantes por ciência e tecnologia. Desde então, a OBR tem crescido e se consolidado como uma das principais competições educacionais do Brasil. Anualmente, milhares de estudantes de diferentes regiões do país participam da OBR, envolvendo-se nas modalidades prática e teórica, e têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, criativas e de trabalho em equipe.

A competição tem se expandido ao longo dos anos, com a inclusão de novas categorias e o aumento do número de participantes. Além de se tornar um importante evento no calendário educacional, reunindo estudantes, professores e entusiastas da robótica em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e competição saudável. A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é dividida em duas modalidades: a Prática e a Teórica. Na modalidade prática, os participantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos de robótica e programação. Os estudantes formam equipes e constroem robôs autônomos, capazes de realizar tarefas específicas em um ambiente de competição. Cada equipe deve projetar, construir e programar seu robô para superar desafios propostos, seguindo regras estabelecidas pela competição. Já a modalidade teórica tem como objetivo avaliar o conhecimento teórico dos participantes em robótica. Nessa modalidade, os estudantes respondem a questões relacionadas a conceitos de robótica, programação, eletrônica, matemática e física. A prova é composta por questões de múltipla escolha e questões dissertativas, que exigem um maior nível de aprofundamento e raciocínio. Essa modalidade tem como objetivo testar a compreensão dos estudantes sobre os fundamentos teóricos da robótica, sua capacidade de aplicar conceitos em situações-problema e sua habilidade de raciocínio lógico. Através da modalidade teórica, a OBR busca estimular o estudo e a pesquisa nessas áreas, bem como identificar estudantes com um alto nível de conhecimento e potencial em robótica. Ambas têm o objetivo de promover o interesse e o aprendizado em robótica e estimular o desenvolvimento de habilidades dos participantes.

Aqui no Colégio Ábaco, participamos da modalidade teórica da OBR há alguns anos, mas a modalidade prática, embora nossa primeira participação tenha ocorrido há algum tempo, somente este ano (2023) conseguimos viabilizar um calendário de treinamentos e formação de time dentro das atividades e atribuições das Oficinas Extracurriculares de Inovação e Tecnologia. Esperamos com esse esforço, formar uma equipe de vencedores que, à medida que projetam os robôs e participam das competições, têm a oportunidade de solucionar problemas, serem criativos e trabalhar em equipe. Independentemente dos resultados alcançados, o aprendizado é real e significativo. Na última sexta-feira, 16 de junho, sob o comando técnico do professor Felipe, estivemos na FEI com 4 times, um do Ensino Médio e 3 dos Anos Finais do Ensino Fundamental, participando da modalidade prática na etapa regional da OBR. Foi um momento de grande aprendizado e experiência para nossos alunos.

Embora não tenhamos conseguido nos classificar para a etapa estadual, acreditamos que uma olimpíada, como a OBR, impacta diretamente a capacidade dos estudantes de resolver problemas de forma eficiente e encontrar soluções criativas. Ao enfrentarem os desafios propostos pela competição, eles são estimulados a buscar soluções inovadoras e pensar fora da caixa. Através da robótica, os participantes são desafiados a enfrentar problemas reais, simulando situações do mundo real, onde a criatividade e a habilidade de resolver problemas são fundamentais. Além disso, a OBR promove a interdisciplinaridade, pois envolve conhecimentos de diversas áreas, como matemática, física, eletrônica e programação. Os estudantes são incentivados a aplicar conceitos aprendidos durante as aulas da Oficina de Cultura Maker de forma prática e concreta, criando soluções funcionais e viáveis.

A participação na OBR também estimula o trabalho em equipe, uma vez que os desafios propostos exigem a colaboração entre os membros do time. Os estudantes aprendem a compartilhar ideias, ouvir diferentes perspectivas, tomar decisões em conjunto e dividir responsabilidades. Essas habilidades são fundamentais no ambiente profissional, onde a capacidade de trabalhar em equipe é cada vez mais valorizada. Além disso, a competição proporciona um ambiente de aprendizado lúdico e motivador, onde os estudantes podem desenvolver sua autoconfiança e perseverança. Eles aprendem a lidar com a pressão, a buscar soluções mesmo diante de desafios complexos e a lidar com a possibilidade de falhas, transformando-as em oportunidades de aprendizado. Enfim, experienciar um evento como esse faz muito bem aos nossos estudantes, além de contribuir com sua formação integral, lhes oferece a oportunidade de serem criativos e autônomos. Parabéns equipes, 2024 tem mais!