Oficina de Software e Hardware: Simpósio sobre Sistemas Operacionais

16 abr de 2024

Oficina de Software e Hardware: Simpósio sobre Sistemas Operacionais

Nas últimas semanas, os alunos da Oficina de Software e Hardware se dedicaram à pesquisa e ao estudo dos diferentes Sistemas Operacionais existentes no mercado. Após organizar as informações e refletir sobre o conteúdo, finalizamos em um momento bastante especial: o Simpósio sobre Sistemas Operacionais.

Foi um verdadeiro festival de conhecimento e criatividade! Nossos estudantes dedicaram semanas de pesquisa e imersão no mundo da informática para apresentar materiais incríveis sobre o programa mais importante de computadores e dispositivos diversos: os sistemas operacionais.

Durante as aulas, propomos a seguinte reflexão: como aplicativos rodam em nossos celulares? De que maneira programas e jogos conseguem funcionar nos computadores/tablets/videogames? Que tipo de estrutura precisa ser instalada para que tudo o que utilizamos e conhecemos como ferramenta possa ser utilizada? Isso mesmo! A base é o sistema operacional. Esse é um dos objetivos da Oficina de Software e Hardware, promover discussões e reflexões para que os estudantes possam entender como as coisas funcionam e desse modo, sejam capazes de construir conhecimento, saindo da posição de simples usuários de tecnologia assumindo autoria e se tornando cada vez mais protagonistas de seu processo de ensino e de aprendizagem.

Cada aluno trouxe à vida os detalhes intricados e as complexidades dos sistemas operacionais, compartilhando descobertas impressionantes. Desde os fundamentos básicos até as nuances avançadas, o Simpósio proporcionou uma visão abrangente e detalhada desse aspecto crucial da informática. As apresentações foram enriquecidas com demonstrações práticas e exemplos do mundo real. Dos sistemas operacionais mais conhecidos aos menos explorados, nossos alunos brilharam ao compartilhar suas descobertas e insights com os colegas.

Além disso, o Simpósio não foi apenas uma oportunidade para nossos alunos demonstrarem seu domínio do assunto, mas também um espaço para a troca de ideias e experiências. Em meio aos debates, eles exploraram diferentes abordagens e perspectivas, enriquecendo ainda mais sua compreensão do tema.

Ao final do evento,  enquanto os alunos refletiam sobre suas realizações e se preparavam para os próximos desafios, ficou claro que o Simpósio não era apenas uma atividade realizada dentro da Oficina, mas também uma prova de seu compromisso com a excelência e a busca constante pelo conhecimento.

Na Oficina de Software e Hardware aqui do Ábaco, estamos comprometidos em oferecer aos nossos estudantes experiências educacionais que vão além das paredes da sala de aula. O Simpósio sobre Sistemas Operacionais foi mais do que uma oportunidade de aprendizado – foi uma celebração do poder da pesquisa, da criatividade e da paixão pela informática e tecnologia.

E os estudos continuam! Confira abaixo algumas imagens das apresentações e até a próxima!