Oficina de Robótica no PEC 5: Pensamento Computacional com a Bee-Bot!

04 ago de 2023

Oficina de Robótica no PEC 5: Pensamento Computacional com a Bee-Bot!

Durante a aula de robótica, os estudantes do PEC 5 discutiram sobre as habilidades fundamentais do pensamento computacional, como algoritmo e decomposição. O professor envolveu a classe em uma reflexão sobre como essas habilidades são essenciais no mundo atual, onde a tecnologia desempenha um papel crucial em várias facetas de nossas vidas cotidianas. Um dos momentos mais empolgantes da aula foi o desafio criativo que os alunos enfrentaram. Eles foram instigados a aplicar suas habilidades para criar algoritmos que permitissem a um robô desenhar números no chão, representando-os por meio de seu trajeto. Para colocar seus algoritmos à prova, os alunos utilizaram o adorável Bee-Bot, um pequeno robô programável que se tornou a estrela da aula.

Cada aluno teve a chance de transformar suas ideias em realidade, programando o Bee-Bot para seguir trajetórias complexas e desenhar números conforme os padrões definidos por eles. À medida que os estudantes ajustavam suas instruções, testavam diferentes abordagens e observavam o Bee-Bot se movimentar no chão da sala.

Os alunos não apenas conseguiram fazer o robô desenhar números, mas também exploraram várias maneiras de otimizar suas instruções para criar desenhos mais precisos e eficientes. Essa aula permitiu que os alunos experimentassem em primeira mão a empolgação da robótica e da programação, e também os inspirou a pensar de forma mais analítica e sistemática em suas abordagens para resolver problemas. O evento exemplificou o compromisso contínuo do Colégio Ábaco em fornecer oportunidades de aprendizado prático e criativo, enriquecendo assim a experiência educacional dos alunos do PEC.

Experiências como essa incentivam crianças e jovens a abraçar a tecnologia com confiança e curiosidade renovada. E você, se lembra de alguma epxeriência desafiadora envolvendo tecnologia? Conta pra gente aqui nos comentários.