O uso responsável dos celulares nas escolas

05 dez de 2023

O uso responsável dos celulares nas escolas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) publicou um relatório recomendando a proibição global de smartphones nas escolas. Para a instituição, os celulares devem ser utilizados como uma ferramenta complementar ao ensino presencial e não como uma forma de substituir a interação humana. Além disso, o documento destaca que o uso excessivo do celular causa impactos na aprendizagem e na concentração dos estudantes, tornando-se motivo de distração durante as aulas.

Em alguns países, os smartphones foram proibidos nas escolas – total ou parcialmente. É o caso do México, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Letônia, Escócia, províncias do Canadá, Finlândia e Holanda. No Brasil, ainda não há uma Lei Federal que proíba o uso de celulares nas escolas, mas algumas cidades, como o Rio de Janeiro, já decretaram essa proibição. Dessa forma, os alunos precisam deixar os aparelhos na mochila, desligados ou em modo silencioso e sem vibração. O uso só é permitido quando necessário em atividades pedagógicas.

No dia 04 de dezembro, uma equipe da Band TV, do Jornal da Band, esteve no Colégio Ábaco em São Bernardo para conferir as regras da escola. Adriana Bergaro, Vice-diretora e Coordenadora do Ensino Médio, conversou com a jornalista Roberta Scherer e destacou a importância de conscientizar os estudantes sobre o uso excessivo de telas.

No Colégio Ábaco, como destaca Adriana, os celulares são proibidos para os alunos até o sexto ano do ensino fundamental. “A partir do sétimo ano, todos os alunos são orientados a colocar os celulares na colmeia localizada logo na entrada das salas. Durante as provas, se algum aluno for pego com o celular, o professor tem autorização para encaminhar o aparelho para a coordenação pedagógica, e o aluno será orientado pela direção. No entanto, a nota da prova é zerada”, explica a vice-diretora. Todas as informações sobre o uso de celulares nas unidades da escola estão disponíveis no Manual da Família.

A equipe da Band fez várias imagens na unidade e conversou com alguns alunos. A reportagem foi ao ar no mesmo dia (04/12). O Colégio Ábaco vem destacando na mídia suas iniciativas relacionadas à saúde dos alunos, tanto mental quanto física. Neste fim de ano, também participamos de reportagens na TV Cultura sobre a importância da saúde mental das crianças e adolescentes, além dos cuidados com a alimentação nas unidades. As reportagens estão disponíveis no Ábaco na Mídia.

Ábaco: muito + do que você imagina!