Núcleo de Altas Habilidades do Ábaco – Brain-Up | Primeiro ano de desafios e projetos

14 dez de 2023

Aqui no Ábaco, o ano de 2023 foi marcado por uma emocionante jornada de aprendizado para nossos alunos do Núcleo de Altas Habilidades. Com um currículo cuidadosamente projetado para estimular a criatividade, a inovação e o pensamento crítico, nossos estudantes mergulharam em experiências educacionais que os desafiaram e os inspiraram. Vamos dar uma olhada em como eles prosperaram durante esse ano incrível.

Primeiro Semestre: Dominando a Fabricação Digital

No primeiro semestre, nossos jovens talentos mergulharam de cabeça no mundo da fabricação digital. Eles se aventuraram no reino da programação, adquirindo habilidades valiosas que os preparariam para as jornadas tecnológicas que estavam por vir. Com determinação e curiosidade, aprenderam a linguagem da programação e descobriram como dar vida a suas ideias por meio do código.

Mas as maravilhas da fabricação digital não pararam por aí. Nossos alunos também se tornaram mestres na operação de uma máquina de corte a laser, desbloqueando um mundo de possibilidades criativas. Com precisão e imaginação, eles moldaram o material em branco em peças personalizadas e intrincadas, explorando o potencial dessa tecnologia inovadora.

A impressão 3D também se tornou parte integrante de suas habilidades. Nossos alunos aprenderam a criar objetos tridimensionais, dando vida a suas concepções de forma tangível. Foi um primeiro semestre repleto de descobertas, aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades que certamente os servirão bem no futuro.

Segundo Semestre: Conectando-se com o Mundo por Meio das ODS

No segundo semestre, nossos alunos direcionaram suas energias para um objetivo globalmente relevante: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Cada estudante escolheu um dos ODS para estudar e se aprofundar, mergulhando em pesquisas e reflexões sobre questões críticas que afetam nosso planeta.

Um dos destaques desse semestre foi a produção de artigos em inglês sobre seus ODS escolhidos. Com a orientação dedicada de nossos professores, eles escreveram, revisaram e aprimoraram seus trabalhos, aprimorando suas habilidades de escrita e expressão. Essa tarefa foi uma oportunidade valiosa para eles explorarem suas paixões e compromissos com causas que consideram fundamentais.

Mas não paramos por aí. Nossos alunos deram um passo adiante e compartilharam suas descobertas e insights em uma apresentação em inglês. Foi uma oportunidade para eles praticarem suas habilidades de comunicação em um contexto acadêmico significativo e envolvente.

O aspecto mais emocionante desse semestre foi a busca por soluções. Após apresentarem suas descobertas sobre os ODS, nossos alunos começaram a pensar criativamente sobre como contribuir para a solução dos problemas identificados. Eles estão empenhados em aplicar suas habilidades de fabricação digital e tecnológicas para desenvolver projetos tangíveis e impactantes que possam fazer a diferença em suas comunidades e no mundo.

O ano de 2023 foi um testemunho da dedicação, paixão e talento de nossos alunos de Altas Habilidades. Eles não apenas dominaram as ferramentas da fabricação digital, mas também se tornaram defensores das mudanças positivas em nosso mundo, abraçando os desafios globais com entusiasmo e determinação.

Estamos ansiosos para ver como essas jornadas de aprendizado moldarão o futuro brilhante de nossos alunos e as soluções que eles criarão para enfrentar os desafios do mundo. E, como sempre, continuaremos a apoiá-los em cada passo de sua jornada de descoberta e inovação.