Momento STEAM: Construindo um Parque de Diversões na Oficina de Robótica com o PEC 5

03 nov de 2023

No mundo em constante evolução da tecnologia e engenharia, a educação desempenha um papel fundamental na preparação da próxima geração de mentes criativas e inovadoras. Recentemente, durante nossas aulas de robótica, conversamos sobre os principais conceitos tecnológicos existentes, como polias, engrenagens e alavancas, desafiando-os a aplicar esse conhecimento de maneira prática e criativa.

Nossos alunos embarcaram na missão de projetar e construir suas próprias atrações, representando um parque de diversões. Não foi apenas uma aula envolvendo conceitos tecnológicos, foi uma verdadeira aventura onde a teoria se encontrou com a prática.

Polias e engrenagens ajudaram a dar vida a todas as atrações. E as alavancas? Bem, elas entraram em cena para garantir que as coisas funcionassem de maneira suave e controlada. Mas o mais incrível disso tudo foi a maneira como nossos alunos lidaram com os desafios. Eles não apenas aplicaram o conhecimento, mas também aprenderam a superar obstáculos, pensando fora da caixa e encontrando soluções criativas.

Sem dúvida, essa experiência ensinou a importância do trabalho em equipe e da comunicação. Os estudantes aprenderam a compartilhar ideias, debater soluções e apreciar as diferentes perspectivas que cada membro da equipe trouxe para o projeto. À medida que a aula avançava, ficou evidente que nossos estudantes não eram apenas usuários de tecnologia, mas também criadores. Eles descobriram que a busca para a resolução de um desafio vai além das teorias e se torna real quando aplicada de maneira inovadora. Foi uma lição de que o aprendizado desafia e inspira.

Por aqui, estamos próximos do encerramento de mais um ano letivo e ansiosos para as próximas aventuras na Oficina. Nos vemos em 2024!