Microbit: A Matemática além dos livros

12 mar de 2024

Microbit: A Matemática além dos livros

Sabemos que a matemática é muito mais do que apenas números em um papel ou fórmulas abstratas. Ela é uma ferramenta poderosa que pode ser aplicada em praticamente todos os aspectos de nossas vidas cotidianas. Reconhecer isso é fundamental para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do que estão aprendendo. Aqui no Ábaco, buscamos sempre inovar, por esse motivo, nas aulas de Laboratório de Matemática com os alunos do 6º ao 9º ano, trouxemos para a sala de aula um elemento que vai muito além dos tradicionais lápis e cadernos: a programação.

Nesse projeto, o professor Wilson aqui da Unidade Sumaré utiliza a placa programável Microbit como uma ferramenta para explorar conteúdos relacionados ao pensamento computacional e ao raciocínio lógico. Mas por que utilizar programação em aulas de matemática? A resposta é simples: a programação é uma linguagem universal que pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive na resolução de problemas matemáticos. Para contextualizar a importância desse projeto, é essencial entender a necessidade de ensinar matemática de forma prática e relacionada ao cotidiano dos alunos. Quando os estudantes conseguem ver a matemática em ação, seja na criação de jogos, no desenvolvimento de aplicativos ou na resolução de problemas do mundo real, eles percebem que não se trata apenas de números abstratos, mas sim de uma ferramenta poderosa para compreender e interagir com o mundo ao seu redor.

O Microbit, por sua vez, é uma excelente plataforma para introduzir conceitos de programação de forma acessível e divertida. Trata-se de uma pequena placa com diversos sensores e leds embutidos, que pode ser programada através de uma interface simples e intuitiva. Com ele, os alunos podem aprender conceitos fundamentais de programação, como variáveis, estruturas condicionais e loops, enquanto exploram aplicações práticas em matemática.

O projeto desenvolvido durante as aulas do Laboratório de Matemática exemplifica a importância de ensinar matemática de forma prática e contextualizada, buscando sempre associar os conceitos abstratos com situações do cotidiano dos alunos. Ao introduzir a programação através do Microbit, não promovemos apenas o estudo do pensamento computacional e o raciocínio lógico, mas também apresentamos aos estudantes como a matemática pode ser uma ferramenta poderosa para resolver problemas do mundo real.

Abaixo algumas imagens da atividade sendo realizada pelos alunos: