Laboratório de Matemática na Era Digital: Plataforma Pense + | Fórmulas e cálculos

22 set de 2023

Hoje, compartilhamos uma aula de Laboratório de Matemática. Os alunos do 7º ano foram desafiados pela professora Bruna a calcular o valor gasto em lanches usando as poderosas ferramentas Pense+ aliadas ao Microsoft Excel. Esta aula foi muito mais do que apenas uma lição matemática; foi uma oportunidade para os alunos aplicarem habilidades práticas em uma tarefa do mundo real.

O desafio proposto nesta aula foi calcular o valor gasto em lanches durante um período de tempo. Os alunos tiveram que reunir informações sobre seus gastos com lanches ao longo de vários meses e, em seguida, usar o Microsoft Excel para calcular a média mensal e o valor anual gasto. Isso não apenas demonstrou a aplicação prática da matemática, mas também introduziu os alunos ao uso eficaz de uma ferramenta amplamente utilizada no mundo profissional.

Os alunos começaram a aula aprendendo os conceitos básicos do Microsoft Excel. Eles foram introduzidos à interface e às principais funcionalidades que seriam necessárias para realizar a tarefa. Os principais tópicos incluíram:

Inserção de Dados: Os alunos aprenderam como inserir os dados sobre seus gastos com lanches em uma planilha, organizando-os em colunas com rótulos claros.

Formatação de Células: A formatação adequada é essencial para uma planilha legível e compreensível. Os alunos aprenderam a formatar células para mostrar números com a precisão necessária.

Inserção de Fórmulas: A parte mais crucial da aula foi aprender a inserir fórmulas para calcular a média mensal e o valor anual dos gastos. Os alunos descobriram como usar funções como SOMA e CONTAR para realizar cálculos.

Os alunos ficaram surpresos com os resultados de seus cálculos. Muitos perceberam que estavam gastando mais do que imaginavam em lanches. Além disso, eles perceberam a importância de monitorar seus gastos e como as ferramentas de software podem tornar essa tarefa muito mais fácil.

Esta aula no laboratório de informática proporcionou aos alunos uma oportunidade prática de aplicar a matemática em suas vidas diárias. Além disso, eles adquiriram habilidades valiosas no uso do Microsoft Excel, uma ferramenta que será útil em muitos aspectos de suas vidas acadêmicas e profissionais futuras. É um exemplo perfeito de como a matemática pode ser emocionante e relevante quando aplicada a situações do mundo real.

E você, utiliza o Microsoft Excel em suas tarefas diárias? Conta pra gente aqui nos comentários!