Jornada pelo Brasil: Aprendendo sobre as Regiões Brasileiras com Tecnologia

15 ago de 2023

Jornada pelo Brasil: Aprendendo sobre as Regiões Brasileiras com Tecnologia

Olá, esperamos escontrá-los(as) bem! Hoje queremos compartilhar um projeto pedagógico muito interessante desenvolvido pelos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma parceria entre Geografia e Tecnologia. Nosso objetivo foi explorar as riquezas e peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, promovendo o conhecimento geográfico e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas.

Nossos alunos mergulharam de cabeça no estudo das regiões brasileiras. Em sala de aula, eles se aprofundaram nos aspectos culturais, geográficos, econômicos e sociais de cada região, explorando suas características únicas. Através de livros, mapas e recursos digitais, eles adquiriram um conhecimento sólido sobre as diferentes paisagens e culturas que compõem o nosso país.

Para colocar a teoria em prática, os alunos embarcaram em uma atividade empolgante no laboratório de informática. Utilizando recursos digitais e softwares de mapeamento, eles criaram seu próprio mapa das regiões brasileiras. Em sala de aula, com papel vegetal, canetas coloridas e outros materiais, eles deram vida às fronteiras, rios, capitais e principais características de cada região. Foi um momento de criatividade e aprendizado, onde cada aluno pôde expressar sua visão única do Brasil.

Para enriquecer ainda mais o projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Maker na Unidade II. Lá, eles conheceram a máquina de corte a laser, uma poderosa ferramenta de fabricação digital. Com orientação e supervisão dos professores, eles criaram seu próprio quebra-cabeça das regiões brasileiras utilizando a máquina. Cada peça foi cuidadosamente desenhada e cortada, permitindo que os alunos recriassem e explorassem as formas e contornos do mapa do Brasil em um desafio divertido e educativo.

A atividade no espaço maker proporcionou uma experiência única para nossos alunos. Eles puderam compreender o funcionamento de uma tecnologia de fabricação digital, exercitar sua criatividade e habilidades manuais, e ver seu aprendizado tomar forma através do corte a laser. Foi uma oportunidade prática e interdisciplinar, integrando o conhecimento geográfico com a tecnologia e a fabricação digital. Ao final do projeto, nossos alunos desenvolveram habilidades tecnológicas e criaram seu próprio quebra-cabeça das regiões para compartilhar com suas famílias e amigos.

E você, já explorou as riquezas do nosso país? Conte aqui nos comentários sobre suas experiências com as regiões brasileiras ou projetos educativos que despertaram sua curiosidade.