Introdução à Cultura Maker: Uma Aventura com Motores e Sensores!

16 abr de 2024

Introdução à Cultura Maker: Uma Aventura com Motores e Sensores!

Nesta semana, as aulas da Oficina de Introdução à Cultura Maker estiveram repletas de descobertas! Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental participaram de uma jornada emocionante, explorando os mistérios por trás do funcionamento de motores e sensores.

Com muita curiosidade e empolgação, os pequenos makers foram desafiados sob a orientação atenta do professor Cleiton. Eles investigaram a ciência por trás dos motores e sensores, descobrindo como esses componentes fundamentais podem ser combinados para criar soluções criativas para problemas do mundo real.

Durante a aula, os estudantres tiveram a oportunidade não apenas de aprender conceitos teóricos, mas também de colocar as mãos na massa. Com sorrisos no rosto e olhares concentrados, eles construíram e testaram suas próprias criações, desde pequenos veículos movidos a motor até dispositivos sensoriais que respondiam a estímulos do ambiente ao redor.

Além de desenvolver habilidades técnicas, como montagem e programação, os alunos também exercitaram sua criatividade e habilidades de resolução de problemas. Ao enfrentar desafios e encontrar soluções, eles aprenderam a importância da experimentação e da perseverança – lições valiosas que os acompanharão em toda sua vida escolar.

Ao final da aula, os alunos compartilharam seus modelos destacando suas principais características. Esse momento é bastante rico pois permite que os estudantes além de se colocarem de maneira livre e apresentarem suas criações para toda a turma, também têm a oportunidade de se inspirar nos modelos desenvolvidos pelos colegas. Ficou claro que, além de se divertirem, eles também aprenderam desenvolvendo habilidades e competências que serão fundamentais para seu crescimento pessoal e acadêmico.

Aqui no Ábaco, estamos comprometidos em proporcionar experiências educacionais que estimulem a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico, ora na Oficina de Introdução à Cultura Maker, ora em sala de aula; e, nesta semana, nossos alunos mostraram que estão prontos para abraçar o desafio e transformar suas ideias em realidade.

Estamos ansiosos para ver o que eles criarão a seguir nesta jornada emocionante pela cultura maker! Até a próxima aventura!