Cultura Maker no PEC – Programação Desplugada

03 abr de 2023

Cultura Maker no PEC – Programação Desplugada

Aprender programação é uma habilidade cada vez mais importante na era digital em que vivemos. Com a crescente demanda por profissionais da área de tecnologia, é essencial que os estudantes tenham a oportunidade de aprender a programar desde cedo.

Uma boa estratégia para ensinar programação nos anos iniciais é através da computação desplugada. Essa técnica consiste em utilizar atividades que não requerem o uso de computadores ou dispositivos eletrônicos, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de programação utilizando apenas papel, lápis e muita criatividade.

Uma aula de computação desplugada pode envolver uma série de atividades, desde jogos de tabuleiro até exercícios de lógica e resolução de problemas. Nessa semana, os alunos da Oficina de Robótica e Cultura Maker do PEC foram desafiados a criar imagens de pixel art utilizando apenas lápis, papel e algumas regras simples de programação.

Após conversarmos sobre o que sáo pixels e onde os encontramos em nosso dia a dia, partindo das coordenadas propostas, os alunos coloriram os pequenos quadrados no papel com apenas uma cor específica. Em seguida, foram instruídos a escrever uma série de instruções para criar uma imagem maior, como se usassem uma linguagem de programação simplificada.

Os alunos aprenderam conceitos importantes de programação, como loops, condicionais e variáveis, enquanto criavam suas obras de arte. Eles também desenvolveram habilidades de resolução de problemas e pensamento lógico, à medida que tentavam descobrir como criar imagens complexas usando apenas uma série de instruções simples.

A computação desplugada é uma ferramenta importante para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de programação, independentemente de seu nível de habilidade ou acesso a tecnologia. Por meio de atividades envolvendo pixel art como essa, os alunos podem desenvolver habilidades importantes de resolução de problemas e pensamento lógico, enquanto aprendem a linguagem da programação. Todos esses fatores são essenciais para o sucesso no mundo digital em que vivemos hoje, e é importante que os estudantes comecem a desenvolvê-las desde cedo.

A atividade foi um sucesso entre os alunos, que se divertiram muito criando suas próprias imagens de pixel art, percebendo que a programação pode ser divertida e acessível, mesmo sem o uso de computadores ou dispositivos eletrônicos.

Confira abaixo alguns desses momentos: