Cultivando Hábitos Saudáveis para o Futuro

24 nov de 2023

Cultivando Hábitos Saudáveis para o Futuro

Uma pesquisa divulgada pelo Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o excesso de peso, que inclui casos de sobrepeso e obesidade, afetou uma em cada dez crianças brasileiras e um em cada três adolescentes (10 a 18 anos). Entre 2019 e 2021, período que engloba a pandemia de Covid-19, o número de crianças com excesso de peso no país cresceu 6,08%. O aumento entre os adolescentes foi ainda maior, atingindo 17,2%.

Os dados foram divulgados em uma matéria que foi ao ar ontem (23/11) no Jornal da Tarde, da TV Cultura. Alunos e profissionais do Colégio Ábaco foram entrevistados e mostraram que a preocupação com uma alimentação saudável e a prática de atividade física sempre fizeram parte do dia a dia da escola.

Nesta quinta-feira, no lanchinho da unidade Sumaré, os alunos do PEC tinham à disposição frutas picadas, um delicioso pudim de pão feito na escola, suco natural feito com a polpa da fruta e pãezinhos. Na cantina, as opções incluíam frutas, lanches naturais, sucos, e nada de balas, salgadinhos de pacote e outros alimentos ultraprocessados.

Vanessa Ferreira Vieira, nutricionista da escola, explicou que, além de oferecer alimentos saudáveis, os profissionais do restaurante fazem um trabalho de conscientização sobre a importância de consumir frutas, verduras e legumes. Já o professor de educação física, Luís Fernando Oliveira Ribeiro, destacou a importância de tirar as crianças e adolescentes do sedentarismo, apresentando as opções de esportes de uma maneira divertida.

No Colégio Ábaco, os alunos têm a opção de levar o lanche de casa ou fazer as refeições preparadas na escola. As nutricionistas elaboram cardápios mensais e individualizados para os estudantes, incluindo aqueles com restrições alimentares. As compras são feitas em estabelecimentos que passam por um processo de análise de boas práticas e verificação de cadastro. Todo esse cuidado é para que os alimentos sejam servidos frescos e saborosos.

As profissionais e suas equipes de cozinha também elaboram um cronograma de almoços temáticos, como o que ocorreu hoje na unidade Sumaré, que serviu preparações com abóbora no lanche e no almoço, fazendo referência ao Dia de Ações de Graças, celebrado principalmente nos Estados Unidos.

Os dados da pesquisa da Fiocruz são alarmantes, mas uma parceria entre a escola e as famílias pode ajudar a mudar essa realidade. O Colégio Ábaco possui diversas iniciativas relacionadas à alimentação saudável e prática de esportes. Além dos cuidados com a saúde física, a escola também se preocupa com a saúde mental das crianças e adolescentes, acolhendo-os em sua integralidade.

Ábaco: muito + do que você imagina! 💙