Como as coisas funcionam? Cultura Maker em ação!

02 abr de 2024

Como as coisas funcionam? Cultura Maker em ação!

Na última semana, nossos alunos embarcaram em uma emocionante jornada durante a aula da Oficina de Cultura Maker. A pergunta que surgira durante a aula anterior sobre o funcionamento de um simples portão elétrico desencadeou uma série de eventos empolgantes, desafiando nossos jovens aprendizes a colocarem suas habilidades à prova.

A robótica é muito mais do que um tema emergente; é uma porta de entrada para um mundo de descobertas, criatividade e resolução de problemas. Deste modo, decidimos levar nossos alunos além dos conceitos teóricos como entender o funcionamento das estruturas, engrenagens ou rodas e eixos, a ideia foi justamente proporcionar uma experiência prática que os desafiasse a pensar criticamente e a aplicar seu conhecimento de uma maneira tangível.

A atividade começou com uma proposta simples: construir um portão elétrico funcional utilizando nossos kits de Robótica. As equipes decidiram pelo LEGO Spike Prime. Os alunos foram imediatamente envolvidos, discutindo estratégias e planejando suas abordagens para alcançar o objetivo. Este processo de colaboração e brainstorming não apenas estimula a criatividade, mas também promove habilidades essenciais de trabalho em equipe, pesquisa, planejamento e muitas descobertas.

Com o auxílio do computador, os alunos programaram os motores e sensores, aprendendo como controlar o movimento do portão de maneira eficaz. Foi inspirador ver a dedicação e o entusiasmo com que eles se dedicaram a essa tarefa, experimentando, testando e ajustando seus códigos até alcançarem o resultado desejado. A montagem do protótipo do portão elétrico foi o ponto alto da atividade. Sob a mediação do professor Cleiton, os estudantes deram vida às suas criações. Foi bom demais ver os olhinhos brilhando enquanto o portão abria e fechava, controlado por suas próprias mãos.

Esta experiência vai muito além da construção de um simples modelo. Ela representa o compromisso do Colégio Ábaco em estar atento ao que é relevante e significativo para nossos alunos. Estamos empenhados em proporcionar oportunidades que não apenas complementem seu aprendizado acadêmico, mas também os preparem para os desafios do mundo real.

Ao fomentar a Cultura Maker em nossos espaços de aprendizagem, estamos capacitando nossos alunos a se tornarem solucionadores de problemas criativos e inovadores. Estamos construindo não apenas portões elétricos, mas também mentes abertas e resilientes, prontas para enfrentar os desafios do século XXI com confiança e determinação.

A jornada pela Cultura Maker continua, e mal podemos esperar para ver o que nossos alunos criarão a seguir. Juntos, estamos moldando o futuro, um projeto de cada vez e você é nosso(a) convidado(a), continue acompanhando nossas redes sociais e venha se divertir e aprender com a gente!