Aula especial no Núcleo de Altas Habilidades

09 maio de 2023

Aula especial no Núcleo de Altas Habilidades

Na última semana tivemos um ilustre convidado em nossa aula do Núcleo de Altas Habilidades, após iniciarmos nossos estudos acerca de programação, discutindo sua importância e seu impacto em nossa vida cotidiana além de desafios e atividades práticas; recebemos o professor Eloir, coordenador pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental, para provocar reflexões sobre lógica e silogismo. Foi uma aula empolgante e bastante didática, que ajudou os alunos a compreenderem melhor o processo de raciocínio, para assim, utilizá-lo de forma eficaz em seu dia a dia.

O professor Eloir iniciou explicando aos alunos o que é lógica. Enfatizando que a lógica é a ciência do raciocínio correto e que ela é fundamental para tomar decisões informadas e resolver problemas com precisão. Em seguida, apresentou o significado de silogismo, um argumento que consiste em duas premissas e uma conclusão. Para tornar a aula mais interativa, o professor utilizou exemplos práticos para ilustrar o conceito de silogismo, o que ajudou os alunos a entenderem como as premissas se combinam para produzir uma conclusão.

Em resumo, a aula de lógica e silogismo para alunos do Núcleo de Altas Habilidades, o Brain-Up, foi uma experiência empolgante e enriquecedora. Os alunos puderam aprender conceitos importantes de raciocínio lógico e foram incentivados a aplicar essas habilidades em suas vidas cotidianas. Esperamos que essa aula tenha sido uma semente para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico nos alunos, que serão fundamentais para o seu sucesso futuro. Além disso, como o próprio aprofundamento propõe, incentivamos os estudantes a praticarem suas habilidades de lógica e silogismo em casa e na escola, para que possam se tornar melhores pensadores e tomadores de decisão, buscando sempre solucionar problemas de maneira prática e criativa.