A Tecnologia no Alfabeto Hieroglífico!

09 maio de 2023

A Tecnologia no Alfabeto Hieroglífico!

Nas últimas semanas, os alunos das turmas dos 5ºs anos tiveram a oportunidade de aprender sobre o alfabeto hieroglífico, um dos sistemas de escrita mais antigos do mundo. Foi uma sequência de atividades muito interessante que começou nas aulas de história e terminou na aula de informática, onde os alunos puderam escrever seus próprios nomes usando hieróglifos.

Inicialmente, os alunos aprenderam sobre a história do alfabeto hieroglífico e sua importância na antiga civilização egípcia. Eles aprenderam sobre os diferentes símbolos que compõem o alfabeto e ficaram fascinados ao descobrir como os hieróglifos eram usados para registrar a história e a cultura do antigo Egito. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de praticar a escrita em hieróglifos. Eles usaram um modelo para escrever seus próprios nomes em hieróglifos e experimentaram diferentes símbolos para criar um design único para seus nomes. Foi um exercício divertido que permitiu aos alunos explorar sua criatividade e aprender mais sobre o alfabeto hieroglífico.

Finalmente, na aula de informática, os alunos digitalizaram e desenharam seus nomes em um aplicativo de editoração gráfica, salvando as imagens em seus computadores. Eles puderam imprimir os projetos e posteriormente, colá-los em seus cadernos como um registro de sua aprendizagem sobre o tema.

Foi gratificante ver como os alunos se envolveram na aprendizagem sobre o alfabeto hieroglífico. Eles demonstraram um grande interesse em aprender sobre a história e cultura do antigo Egito, e estavam ansiosos para experimentar a escrita em hieróglifos por si mesmos. Esperamos que esta experiência tenha sido uma semente para o desenvolvimento de uma apreciação mais ampla e profunda da história e cultura mundial, além do entendimento de como as ferramentas tecnológicas podem ser úteis na resolução de problemas em nossa vida diária.