A Importância da Saúde Emocional dos Jovens

18 set de 2023

A Importância da Saúde Emocional dos Jovens

A Importância da Saúde Emocional dos Jovens: Uma Análise do Estudo Britânico e a Abordagem do Colégio Ábaco

Em matéria que foi ao ar hoje no Jornal da Tarde da TV Cultura, foi destacado um tema de suma importância que tem preocupado a comunidade educacional global: a saúde emocional dos jovens nascidos a partir dos anos 2000.

No Colégio Ábaco, já nos antecipamos a essa preocupação e sempre priorizamos a importância de abordar as questões socioemocionais dos nossos alunos, e o estudo recém-divulgado só vem confirmar essa necessidade.

O estudo realizado na Inglaterra é alarmante e merece nossa atenção e reflexão. Ao comparar os jovens nascidos nos anos 1990, que começaram a exibir sinais de ansiedade ou depressão por volta dos 14 anos, com os nascidos nos anos 2000, observamos uma queda expressiva na idade em que estes sintomas se manifestam – agora, aos 9 anos. Esta diferença não só indica uma urgência em prestar mais atenção a essa geração mais nova, mas também reforça o desafio que enfrentamos, considerando que a maioria desses casos não é diagnosticada e nem tratada.

É perturbador, mas não surpreendente, que o Unicef indique que 15% dos jovens entre 10 e 19 anos apresentam algum transtorno mental. Essa estatística destaca a crucialidade de pais e educadores estarem atentos a mudanças de comportamento que possam sinalizar início de um sofrimento emocional.

No Colégio Ábaco, adotamos uma abordagem proativa e diversificada para lidar com esses desafios. Por meio de aulas específicas de educação socioemocional em nosso laboratório de inteligência de vida, bem como nas aulas de projeto de vida e prática de Yoga, buscamos fornecer um ambiente em que nossos alunos possam desenvolver suas habilidades emocionais e enfrentar seus sentimentos e emoções de uma forma saudável.

Cada criança e jovem é um ser único, e seu bem-estar emocional é essencial para seu desenvolvimento saudável e para uma vida adulta equilibrada. Assim, nosso compromisso vai além da mera educação acadêmica, visando a formação integral do indivíduo.

A matéria veiculada hoje serve como um alerta sobre a urgência desta problemática e reforça a relevância da abordagem holística adotada por instituições como o Colégio Ábaco. Em tempos de desafios crescentes, é imperativo que a educação vá além dos livros, voltando-se para a saúde mental e emocional de nossos jovens com o cuidado e a atenção que eles merecem.

Ábaco: muito + do que você imagina!