A descoberta do DNA – 6º ano

20 abr de 2023

A descoberta do DNA – 6º ano

A descoberta do DNA no 6° ano do Ensino Fundamental: uma investigação e construção multidisciplinar entre as disciplinas de Ciências, Informática (Sala Maker) e Matemática!

O ácido desoxirribonucleico (DNA), molécula que contém as informações genéticas necessárias para o desenvolvimento, funcionamento, codificação de proteínas, reprodução e evolução dos seres vivos, foi descoberto na Inglaterra há apenas 70 anos, entre 1952-1953, pela pesquisadora Rosalind Franklin e pelos pesquisadores James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins.

Construir uma molécula de DNA em uma impressora 3D representa uma abordagem inovadora e promissora na área de Biotecnologia e Engenharia Genética. O objetivo principal com os nossos alunos foi proporcionar a construção da molécula em um programa de modelagem tridimensional. Durante a atividade, os alunos exploraram a estrutura helicoidal do DNA, formado por nucleotídeos, os quais são compostos por um grupo fosfato, uma pentose (açúcar) e uma base nitrogenada. Os ângulos da pentose, por exemplo, foram empiricamente analisados pelos alunos na disciplina de Matemática.

Compreender a estrutura e a importância de uma molécula que é considera a base da vida pode ser muito mais prático e interativo do que imaginamos! As moléculas construídas foram votadas pelos alunos e, a eleita, tomou forma na impressora 3D.

Acompanhe alguns momentos abaixo: