8º ano em: Aventuras Literárias em Quadrinhos

29 maio de 2023

8º ano em: Aventuras Literárias em Quadrinhos

Hoje vamos compartilhar uma sequência de atividades incrível que os alunos do 8º ano realizaram em nossa aula de Literatura através do Projeto Mania de Ler. Nosso objetivo é estimular a criatividade, o gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades no campo digital. Para isso, escolhemos o clássico Coraline, do renomado autor Neil Gaiman, como ponto de partida.

Primeiramente, mergulhamos no universo cativante de Coraline, acompanhando suas aventuras em uma realidade alternativa cheia de mistérios e perigos. Através da leitura, os estudantes puderam explorar o enredo envolvente, os personagens marcantes e a atmosfera sombria e fascinante criada por Gaiman.

Levamos a experiência além das páginas do livro e adentramos o mundo digital. No laboratório de informática, os alunos foram introduzidos a uma ferramenta online especializada na criação de histórias em quadrinhos. Com ela, puderam dar asas à imaginação e transformar as emoções despertadas pela leitura em arte visual.

Ao longo do processo, cada aluno construiu sua própria história em quadrinhos, utilizando diálogos, ilustrações e efeitos visuais para recriar cenas do livro ou até mesmo explorar novos desdobramentos para a trama. O trabalho em equipe foi fundamental, já que trocamos ideias, compartilhamos dicas e nos ajudamos mutuamente para que cada história ganhasse vida de forma única.

Foi incrível ver como os alunos se envolveram e se dedicaram ao projeto. A criatividade transbordou em cada quadro, revelando um talento promissor. Além disso, a experiência digital proporcionou a eles uma oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas, desde a familiarização com a ferramenta online até a criação de layouts e composições visuais.

Mas o mais importante foi a conexão estabelecida com a literatura. Ao transpor a história de Coraline para os quadrinhos, os alunos apropriaram-se do conteúdo de uma maneira única, desenvolvendo um olhar crítico e interpretativo sobre a obra. Essa experiência enriquecedora certamente irá reverberar em suas futuras leituras e na forma como se relacionam com a arte em geral.

E você, já teve a oportunidade de criar suas próprias histórias em quadrinhos? Conte aqui nos comentários sobre suas experiências com a leitura e a arte sequencial. Vamos adorar conhecer suas aventuras!