Agosto, 2022

Caneta 3D

Modelagem e Impressão 3D- Oficina de Cultura Maker | Tinkercad e Caneta 3D

Já compartilhamos neste espaço diversas atividades envolvendo impressão e modelagem 3D. Esse é um tema que empolga demais os estudantes principalmente pela oportunidade de criar algo do zero, inovando sempre com muita criatividade e diversão.

Nessa semana, os alunos da Oficina de Cultura Maker, estão aprendendo sobre modelagem e impressão 3D com a ajuda de uma ferramenta muito interessante, a Caneta 3D! Assim como a impressora 3D, a caneta tem a capacidade de derreter o filamento, permitindo que um objeto seja modelado, camada por camada. Dessa vez, sem o auxílio de um programa capaz de traçar o design das camadas, já que, a caneta é manuseada pelos estudantes. 

Com essa atividade, fica mais fácil entender exatamente como a impressora 3D funciona ao mesmo tempo em que é posssível modelar algo criativo com as próprias mãos. Além do uso da caneta, os estudantes também acessaram a plataforma online Tinkercad, onde é possível de maneira lúdica e intuitiva; apenas arrastando e organizando formas geométricas na área de trabalho, modelar um projeto em 3D.             

Relembre aqui alguns dos projetos já realizados:  
5º ano - LIV | Impressão 3D na resolução de problemas
7º ano - Estudo das células com modelagem 3D
Itinerário Formativo do Ensino Médio - Exploração Espacial