2º semestre, 2021

itinerário formativo

Tecnologia, Inovação e Robótica  -  Impactos da expansão espacial na evolução tecnológica     

Desde o lançamento do satélite Sputnik em 1957 — o primeiro objeto enviado à órbita da Terra na história —, a tecnologia espacial evoluiu a passos largos, permitindo que a humanidade até pisasse na Lua. Para que missões do tipo sejam possíveis, são precisos muitos anos de desenvolvimento de novas tecnologias, e diversas delas acabam sendo adaptadas para beneficiar a humanidade aqui mesmo na Terra. Hoje, uma variedade fascinante de coisas que fazem parte do nosso dia a dia devem sua existência às tecnologias espaciais.

Durante as aulas do Itinerário Formativo de Tecnologia, Inovação e Robótica, os estudantes tiveram a oportunidade refletir sobre essas tecnologias e criar seu primeiro modelo em 3D, explorando as principais ferramentas da plataforma de modelagem à medida em que realizavam a atividade. Você com certeza já ouviu falar em impressão 3D, mas tem ideia de como essa tecnologia funciona? A impressora 3D é basicamente uma máquina que fabrica peças e objetos dos mais diversos, tudo isso através da adição de material, camada sobre camada, geralmente com plástico. Para iniciar, é necessário modelar o objeto que desejamos imprimir; em seguida, um software de fatiamento prepara a peça, que finalmente poderá ser impressa em 3D. Por sua facilidade, além das inúmeras possibilidades de utilização, a impressora 3D é considerada uma excelente ferramenta de prototipagem rápida.

Após refletirem sobre os principais desdobramentos para a vida cotidiana do avanço na tecnologia aeroespacial, também discutiram sobre os projetos de impressão 3D envolvendo alta tecnologia e suas interações com o espaço. Partindo das discussões e do material apresentado, os alunos produziram um modelo 3D complexo e detalhado capaz de representar a exploração espacial, seja em viagens buscando pela vida em outros planetas, à instalação de módulos de sobrevivência em marte ou na lua.

Confira abaixo algumas das produções realizadas pelos estudantes: