Junho, 2022

LETRAMento digital

Assistimos a uma mudança social por meio do avanço da tecnologia desde a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos, ao que aprendemos e ensinamos. A sociedade de maneira geral tornou-se dependente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que são um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada, que incluem telecomunicação, inteligência artificial, robótica, entre outros.

Os recursos tecnológicos se tornaram aliados na transformação do modelo tradicional de ensino integrando-se às práticas pedagógicas atuais. A Tecnologia Educacional veio para somar, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem como aliada na construção de novos caminhos, contribuindo para um aprendizado com autonomia e significado.

Em plena era digital, o letramento alcança o ambiente virtual. No espaço digital, letrar vai além do simples ato de aprender a manusear um computador ou digitar. Configura-se uma prática socializante; um processo de inclusão digital. As tecnologias digitais permeiam a maior parte das práticas de leitura e escrita que se desenvolvem na atualidade e a escola deve e precisa garantir espaços para o desenvolvimento dessas práticas. Em razão disso, é imprescindível compreender o letramento a partir das mediações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Tecnologia Educacional é peça chave para as práticas educativas, como podemos ver abaixo na 5ª Competência Geral:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018).”

Deste modo, precisamos formar estudantes capazes de utilizar as TICs adequadamente e de maneira efetiva. Para isso, é necessário o desenvolvimento de algumas competências, dentre elas:

• Informação: saber utilizar as ferramentas de busca de informações na esfera digital e ter a capacidade de filtrar essas informações.

• Operação: habilidade para utilizar os recursos digitais, como aparelhos, aplicativos, softwares, internet, entre outros.

• Interação: dispor de uma comunicação assertiva no âmbito digital, de modo a estabelecer uma boa relação com os demais usuários.

Ou seja, é por meio do letramento digital que os estudantes terão condições de desenvolver as habilidades que contemplem o uso de diversas ferramentas digitais, ao mesmo tempo em que trabalham competências de acordo com cada etapa da educação.

Deste modo, para atender os estudantes e apoiar as ações pedagógicas, a Tecnologia Educacional no Colégio Ábaco oferece aos professores das diversas áreas, ferramentas tecnológicas que contribuem com seus projetos, fortalecendo o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e trazendo significado ao conteúdo estudado. Por meio de softwares educacionais e de autoria, os estudantes têm a oportunidade de criar seus projetos e protótipos digitais, caminhando em direção à construção de um aprendizado muito mais significativo.