Além das atividades práticas presentes no cotidiano do Itinerário, essa semana os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente os laboratórios de Robótica do Centro Universitário FEI. O objetivo da visita ao Campus é conceder aos estudantes o contato com o ambiente universitário.
Como sabemos, a tecnologia educacional nada mais é do que utilizar ferramentas tecnológicas de maneira planejada com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, desenvolvendo habilidades socioeducativas e fornecendo acesso à informação e ao conhecimento.
Você sabia que a célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas? Parece um assunto interessante, mas como os estudantes do 7º ano refletiram sobre as características das células e aprofundaram seus conhecimentos sobre o tema? Com muita criatividade e tecnologia, confira!
Aqui no Ábaco, acreditamos na leitura como ponte para que o estudante obtenha a capacidade de pensar, desenvolver seu raciocínio e enriquecer seu vocabulário. É a partir da leitura que compreendemos mais as palavras e seus respectivos significados. Após a leitura do livro O Enigma da Capela Real, de Ana Cristina Massa, os alunos do 6º ano foram desafiados a desenvolver um jogo utilizando o enredo do livro como tema.
Quem nunca se pegou olhando para o céu tentando identificar o formato das constelações? Bem, é disso que se trata a Astronomia, uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Acesse aqui e leia mais sobre a atividade envolvendo tecnologia e astronomia.
A proposta do itinerário formativo de Tecnologia, Inovação e Robótica é proporcionar condições para que os estudantes compreendam os princípios do pensamento computacional e da Cultura Maker, tornando-os capazes de resolver problemas e propor soluções. Acesse aqui para saber mais sobre o projeto envolvendo impressão e modelagem 3D.
No mês de março, a sala maker da Unidade Sumaré foi oficialmente inaugurada com as aulas da Oficina de Tecnologia e Robótica. O objetivo é incentivar o estudo da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática por meio de diversas ferramentas tecnológicas, como kits de robótica de última geração, impressora 3D, drones programáveis, entre outros.
Dando continuidade à semana de conscientização e reflexão para o combate ao bullying, durante a aula de informática, os estudantes do 5º ano foram desafiados a criar uma grande nuvem de palavras sobre os sentimentos que gostariam de desejar aos colegas.
É com muita alegria que iniciamos as aulas das Oficinas Extracurriculares Tecnológicas! Depois de tanto tempo separados pelo distanciamento social, finalmente nos encontramos com desafios incríveis preparados com muito carinho para os estudantes.
Você se lembra como aprendeu encontro consonantal quando era criança? Aqui no Ábaco, a Tecnologia Educacional está presente no cotidiano pedagógico e promove parceiras entre os professores, contribuindo para um estudo muito mais significativo e autônomo do conteúdo.
Essa semana, após longo tempo de férias as turmas do 5º retornaram ao laboratório de informática pela primeira vez em 2022. Embora as aulas tenham iniciado há alguns dias, o momento tecnológico estava sendo aguardado com bastante entusiasmo pelos estudantes.
Com o objetivo de conhecer e/ou reconhecer as noções de direita e esquerda, por meio das setas de direção do teclado, os estudantes do primeiro ano foram desafiados a percorrer o labirinto e encontrar as cores corretas. Clique abaixo e saiba mais sobre essa atividade!
As aulas de projeto LIV partem de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes, dialogando sobre sentimentos, costumes e comportamentos presentes nas suas vivências e em diversas culturas. A proposta de desafio para o 5º ano envolve resolução de problemas e Impressão 3D.
Os estudantes do 4º ano foram desafiados a produzir sua própria revista. Desde a diagramação da capa, quando analisamos a forma como se estabelecem as relações verbo-visuais na composição do enunciado (imagens, manchetes, entre outros), o desenvolvimento de uma revista constitui um material eficaz para trabalhar em sala de aula, despertando o olhar crítico do leitor.
Projetos que envolvem notícias, de maneira geral costumam suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes. Nesse projeto, os alunos do 9º ano foram desafiados a construir seu próprio Jornal Digital partindo das reflexões realizadas em sala de aula por meio de rodas de conversa, debates, palestras e muita leitura.
Outubro, 2021
história em quadrinhos
O desenho em quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o intuito de narrar histórias dos mais diversos gêneros e estilos. Durante as aulas de história, as turmas do 7º ano realizaram a leitura do livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes e foram desafiadas à produzir uma História em Quadrinhos narrando as novas aventuras de Dom Quixote.
Outubro, 2021
Jogo de cartas - Animais
Os estudantes dos terceiros anos desenvolveram um projeto associando a disciplina de matemática às aulas de informática, no qual trabalharam as unidades de medida de massa, capacidade, comprimento e tempo. Como produto final, confeccionaram um Super Trunfo dos animais, um trabalho prazeroso e muito significativo para a construção do conhecimento.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos no Itinerário Formativo de Tecnologia, Inovação e Robótica, destacam-se a impressão de um projeto em 3D modelado pelos próprios estudantes.
Você sabia que antes do advento da informática, as planilhas eram confeccionadas em papel? Nas aulas de matemática, os estudantes do 8º ano aprenderam a efetuar o cálculo de média utilizando fórmulas em planilhas eletrônicas.
Sabemos que o clima de uma localidade influencia diretamente na vida biológica e social das espécies. Para entender melhor os impactos do Aquecimento Global, entre outros temas, os estudantes do 6º ano produziram coletivamente um mapa conceitual.
O Aprimora promove o desenvolvimento da aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa em alunos do Ensino Fundamental. Por meio de uma plataforma adaptativa e gamificada, suas atividades respeitam o ritmo e conhecimentos de cada estudante.
A segurança e a privacidade são tão importantes na Internet quanto na vida real. O programa Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança.
A alfabetização é uma das fases mais importantes da Educação de uma criança e, por isso, o professor deve propor práticas desafiadoras para que a turma compreenda como funciona o sistema alfabético. Na aula de informática o 1º ano teve uma experiência incrível, que tal testar as habilidades em um alfabeto digital?
O antigo jogo chinês que forma um quebra-cabeça, pode ser utilizado como recurso didático bastante eficaz. A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material pedagógico. As formas geométricas que compõem o tangram dão ao professor muitas probabilidades de estudos na área de Matemática.