Fevereiro, 2022

SEMANA DO COMBATE AO BULLYING

Turmas do 5º ano  -  TECNOLOGIA EDUCACIONAL  | Nuvem de palavras

Como sabemos, bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Existem algumas medidas importantes que podem ser adotadas no ambiente escolar para combater o bullying, dentre elas estão a manutenção de rodas de conversa com os estudantes, reconhecimento e valorização das atitudes dos alunos no combate ao bullying, além do estímulo de lideranças positivas entre os discentes, prevenindo futuros casos.

Dando continuidade à semana de conscientização e reflexão para o combate ao bullying do Colégio Ábaco, durante a aula de informática os estudantes do 5º ano foram desafiados a criar uma grande nuvem de palavras sobre os sentimentos que gostariam de desejar aos colegas. Utilizamos a ferramenta Mentimeter, uma plataforma online para criação e compartilhamento de apresentações de slides com interatividade. O serviço, possibilita que professores criem apresentações complexas para que os estudantes sejam desafiados de maneira interativa, por meio de nuvem de palavras e questionários, que podem ser compartilhadas facilmente via Internet.    

Foi uma semana repleta de reflexões que possibilitaram mais autoconhecimento para enfrentar situações que nos exigem empatia, amor, respeito e cuidado. 

Acompanhe acima alguns desses momentos. #OamorNãoPercebeDiferenças