Novembro, 2022

interclasses 2022 | design e produção das medalhas

Arte e Tecnologia - design e produção das medalhas e troféus do Interclasses 2022 | Turmas do 9º ano

Que o Colégio Ábaco ama esporte todo mundo já sabe! Agora, que as medalhas para a premiação do Interclasses 2022 seriam fabricadas pelos estudantes do 9º ano, essa é novidade! Os jogos esportivos são realizados dentro do ambiente escolar e tem dentre os objetivos a promoção da saúde, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.

Os Jogos Interclasses são promovidos também com o  objetivo de avaliar o grau de conhecimento dos alunos com relação às modalidades desportivas desenvolvidas, bem como a promoção da interação social entre os estudantes, caminhando para o encerramento de   mais um ano letivo com muito esporte e diversão.

Esse ano, comemorando a inauguração do Espaço Maker e os projetos desenvolvidos em parceria da Equipe de Tecnologia do Colégio, os estudantes do 9º ano foram desafiados a criar as medalhas para a premiação utilizando diversos processos de fabricação digital.

Primeiro, durante as aulas de Arte os estudantes desenvolveram de maneira criatica seus modelos de medalha, com frente e verso. Na sequencia, no laboratório de informática, as turmas conheceram o funcionamento da máquina de corte a laser, e como proposta, iniciaram a digitalização dos seus modelos de medalha. Após a votação, o modelo escolhido pelas turmas foi cortado na máquina de corte a  laser para finalmente compor a cerimônia de premiação.

Na imagem acima, podemos ver as medalhistas posando para foto com suas medalhas penduradas. "O orgulho aumentou", comentou uma estudante, "além de termos ganho o campeonato, a vitória foi ainda mais legal porque a gente queria ganhar a nossa medalha!".

A fabricação digital contribui no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes não apenas quando traz diferentes ferramentas tecnológicas para o cotidiano, mas também quando dá sentido ao aprendizado e permite que o aluno tenha autonomia na criação de seus próprios projetos.