Setembro, 2022

Química | Laboratório virtual

Turmas do 9ª ano do Ensino Fundamental | Simulações – Laboratório Virtual | QUÍMICA

Você se lembra como foram as suas aulas de química na escola? Provavelmente aquelas que ficaram marcadas em sua memória envolviam desafios e experiências práticas, deixando cadernos e exercícios repetitivos para trás. Hoje em dia também é assim, no entanto, temos ainda mais tecnologia à nossa disposição. 

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram uma experiência incrível, primeiro no laboratório de ciências e logo na sequência, no laboratório de informática. Aliar  teoria e prática, nunca foi tão significativo. 

Após estudar sobre funções inorgânicas, os estudantes foram desafiados a colocar seus aprendizados em prática. Primeiro, as turmas foram ao laboratório para medir o pH das substâncias, descobriram que diversos produtos utilizados no nosso cotidiano possuem diferentes características quanto a acidez e a basicidade.

A segunda etapa se deu no laboratório de informática, onde os estudantes, por meio da plataforma online PHET Simulações, tiveram a oportunidade de  simular o funcionamento de um phmetro digital.

Desafiar estudantes na resolução de diferentes problemas por meio de diversas ferramentas tecnológicas é o que verdadeiramente contribui para um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, repleto de autonomia e significado.