Setembro, 2022

PEC | Projeto bumerangue

Fabricação Digital - Oficina de Robótica no PEC | Projeto Bumerangue

Parece mágica! Como é possível ao bumerangue ser lançado e voltar às mãos do dono sem problemas? Talvez seja preciso um pouco de treino, principalmente nos primeiros lançamentos, mas o fato é que se o bumerangue foi bem construído (e bem lançado), o sucesso é garantido!

Os alunos da Oficina de Robótica do PEC foram desafiados a construir seus próprios bumerangues. Primeiro, os estudantes entenderam um pouco mais sobre o complexo jogo de forças aerodinâmicas, já que o formato abaulado da asa é que mantém o bumerangue voando após o arremesso. Iniciamos construindo nosso primeiro protótipo com materiais como cartolina e papel paraná

Como o bumerangue é arremessado na vertical, a força de sustentação aponta para o centro do trajeto a ser percorrido. Assim, ela funciona também como uma força centrípeta, desviando o objeto voador para o lado e provocando a curvatura de seu percurso circular. Mas para alcançar esse resultado, foi preciso dobrar cuidadosamente cada uma das asas.

Depois de testar os bumerangues, na semana seguinte os estudantes foram desafiados a refletir sobre as características do seu bumerangue, além de serem questionados sobre a fabricação digital, isto é, como poderíamos construir um modelo ainda melhor utilizando outras ferramentas tecnológicas?

Nesse momento, iniciamos a construção da versão final de nosso bumerangue que após ser desenhado e projetado no computador, foi cortado na máquina de corte a laser. Para finalizar, os estudantes juntaram as partes e personalizaram seus novos modelos, que voaram de maneira ainda melhor que a primeira versão.