Agosto, 2022

a tecnologia dos DRONEs

Turma do 3ª ano do Ensino Fundamental | Utilização de drones no cotidiano| GEOGRAFIA

Certamente você já ouviu falar de drones, mas já parou para pensar o que podemos fazer com eles? O termo “Agricultura de precisão” é relativamente novo, mas desde o século passado, agricultores já gerenciavam suas lavouras de forma localizada. Com o avanço da tecnologia, temos uma utilização crescente de drones também nas plantações.   

Durante as aulas de Geografia e de informática, os estudantes do 3º ano pesquisaram o tema para entender como os drones podem auxiliar nesse processo. Veja abaixo alguns exemplos de possíveis áreas de atuação do drone na agricultura de precisão:

- Detecção de falhas de plantio;
- Contagem de plantas;
- Identificação de pragas;
- Pulverização, entre outras.

Deste modo, concluímos que a utilização dos drones e aplicações com programação personalizada facilitam a vida dos produtores, aumentando a produtividade e auxiliando o gerenciamento. Assim como os drones utilizados nas plantações, os estudantes puderam interagir com o drone programável disponível para utilização no espaço maker do colégio.

Além de ser controlado remotamente pelo celular ou controle específico, o drone pode ser previamente programado para realizar um caminho pela área determinada, conforme altura e velocidade apontadas, exatamente como os drones encontrados na pesquisa. Infelizmente, toda essa tecnologia ainda tem um alto custo, dificultando o investimento nessas ferramentas. Entretanto, com o avanço e o desenvolvimento em grande escala, a tendência é que essa tecnologia também se torne mais acessível e democrática.

E você, já teve alguma experiência com Drones? Confira abaixo algumas imagens da atividade sendo realizada: