Março, 2022

ITINERÁRIO FORMATIVO

Tecnologia, Inovação e Robótica - Ampliação do repertório tecnológico dos estudantes | Unidade Sumaré

A proposta do itinerário formativo de Tecnologia, Inovação e Robótica é proporcionar condições para que os estudantes compreendam os princípios do pensamento computacional e da Cultura Maker, tornando-os capazes de resolver problemas e propor soluções. Tudo isso por meio do estudo e utilização de diversos recursos e tecnologias emergentes, como Lego Education, Scratch, canetas e impressoras 3D, técnicas de animação, entre outros.

A ideia é que os estudantes busquem as devidas conexões práticas ao construir suas próprias invenções, questionando o que já sabem e explorando o que ainda não compreendem, aproximando-se das questões relacionadas às tecnologias digitais e à cultura digital de um modo geral. Durante as aulas do Itinerário Formativo de Tecnologia, Inovação e Robótica, os estudantes do Colégio Ábaco | Unidade Sumaré, tiveram a oportunidade refletir sobre essas tecnologias e criar seu primeiro modelo em 3D, explorando as principais ferramentas da plataforma de modelagem à medida em que realizavam a atividade.

E você? Já ouviu falar na tecnologia de impressão 3D? A impressora 3D é basicamente uma máquina que fabrica peças e objetos dos mais diversos, tudo isso através da adição de material, camada sobre camada, geralmente com plástico. Para iniciar, é necessário modelar o objeto que desejamos imprimir; em seguida, um software de fatiamento prepara a peça, que finalmente poderá ser impressa em 3D. Por sua facilidade, além das inúmeras possibilidades de utilização, a impressora 3D é considerada uma excelente ferramenta de prototipagem rápida.


Após refletirem sobre os principais exemplos de utilização da impressão 3D, os estudantes também discutiram sobre os projetos envolvendo alta tecnologia e suas interações com a expansão aeroespacial. Partindo das discussões e do material apresentado durante a aula do itinerário, os estudantes irão produzir um modelo 3D complexo e detalhado, capaz de representar a exploração espacial, seja em viagens buscando pela vida em outros planetas, à instalação de módulos de sobrevivência em marte ou quem sabe até, na lua. Como atividade inicial, os estudantes utilizaram a caneta 3D, dispositivo com funcionamento similar ao da impressora 3D, que auxilia no entendimento e coloca em prática parte da teoria discutida. Confira algumas imagens abaixo.