Maio, 2022

Fabricação digital | cofre

Turmas do 4º ano - Projeto de Educação Financeira | Etapa Tecnológica

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado junto aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir apenas ao  ensino da Matemática. A ideia é que os estudantes reflitam sobre ações individuais e coletivas com impacto em sua vida na sociedade.

Aqui no Ábaco, os alunos iniciaram sua jornada no laboratório de informática, pesquisando e refletindo sobre a origem dos cofres, os materiais utilizados em sua confecção, além de suas principais características. As turmas foram desafiadas a desenhar o próprio cofre utilizando o aplicativo Paint. Após criar as representações em 2D, os estudantes prototiparam a primeira versão do projeto utilizando papel cartão; deste modo, puderam entender como se dão os processos de fabricação digital. Após acompanhar o funcionamento da máquina de corte a laser em visita ao Espaço Maker da Unidade II, na última etapa, os alunos tiveram a oportunidade de finalizar a montagem de seus cofres em casa, com o auxílio e a parceria da família.

Confira abaixo alguns desses momentos: