Março, 2022

Oficinas Tecnológicas

Extracurriculares  -  TECNOLOGIA EDUCACIONAL  | Início das aulas nas Oficinas Tecnológicas

Demos início com muita alegria às aulas das Oficinas Extracurriculares Tecnológicas! Depois de tanto tempo separados pelo distanciamento social, finalmente nos encontramos com desafios incríveis preparados com muito carinho para os estudantes. As três Oficinas Tecnológicas são: Hardware: Montagem e Manutenção; Informática Aplicada e Cultura Maker.

A oficina de Hardware, de maneira prática e lúdica, proporciona aos estudantes a vivência de situações envolvendo montagem, manutenção e desmontagem de computadores, instalação de sistemas operacionais e aplicativos, bem como noções de arquitetura de rede, conectividade e dispositivos de impressão e armazenamento de dados.

Já a Oficina de Informática Aplicada apresenta os principais programas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint), instrumentalizando os estudantes na elaboração de planilhas, gráficos, cartazes, trabalhos escolares (com índices e capítulos), mala direta, textos com hiperlinks, entre outros.

E por fim, a metodologia da oficina de Cultura Maker tem como base a abordagem STEAM. O objetivo é incentivar o estudo da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática por meio de diversas ferramentas tecnológicas como kits de robótica de última geração, máquina de corte a laser, impressora 3D, entre outros. Os estudantes aprendem de maneira divertida, com desafios que aumentam gradativamente conforme avançam na criação de seus projetos.

O Ábaco acredita que a conquista de uma educação significativa envolve, além da construção do conhecimento, atividades diferenciadas que estimulam as múltiplas linguagens. Procurando atender aos diversos interesses dos alunos, além das oficinas extracurriculares tecnológicas, o colégio oferece treinamentos, escolinhas esportivas e oficinas culturais no contraturno das aulas. Com o objetivo de desenvolver as habilidades específicas de cada curso, as atividades propostas estimulam a autoestima, aumentam a capacidade de concentração, aguçam a sensibilidade e ajudam na integração com os demais colegas.

A diversidade de oficinas permite que cada aluno encontre uma área que tenha maior afinidade. Na perspectiva de uma educação integral, os cursos têm o propósito de unir o prazer da prática ao potencial educativo de cada modalidade. E você, em qual oficina extracurricular está inscrito(a)?