tecnologia educacional no ábaco

Conheça os projetos desenvolvidos pelos estudantes com o apoio da Tecnologia Educacional.

2021 | 2º semestre

letramento digital

No Colégio Ábaco, acreditamos que por meio do letramento digital os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades que contemplem o uso de diversas ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo em que trabalham competências de acordo com sua faixa etária. Acesse os links abaixo para saber mais!

planilhas matemáticas

Você sabia que antes do advento da informática, as planilhas eram confeccionadas em papel? Nas aulas de matemática, os estudantes do 8º ano aprenderam a efetuar o cálculo de média utilizando fórmulas em planilhas eletrônicas.

fenômenos climáticos

Sabemos que o clima de uma localidade influencia diretamente na vida biológica e social das espécies. Para entender melhor os impactos do Aquecimento Global, entre outros temas, os estudantes do 6º ano produziram coletivamente um mapa conceitual.

jornal digital

Projetos que envolvem notícias, de maneira geral costumam suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes. Nesse projeto, os alunos do 9º ano foram desafiados a construir seu próprio Jornal Digital partindo das reflexões realizadas em sala de aula por meio de rodas de conversa, debates, palestras e muita leitura.

história em quadrinhos

O desenho em quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o intuito de narrar histórias dos mais diversos gêneros e estilos. Durante as aulas de história, as turmas do 7º ano realizaram a leitura do livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes e foram desafiadas à produzir uma História em Quadrinhos narrando as novas aventuras de Dom Quixote.

Setembro, 2021

lIv | modelagem e impressão 3D

As aulas de projeto LIV partem de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes, dialogando sobre sentimentos, costumes e comportamentos presentes nas suas vivências e em diversas culturas. A proposta de desafio para o 5º ano envolve resolução de problemas e Impressão 3D.

aprendendo com APRIMORA

O Aprimora promove o desenvolvimento da aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa em alunos do Ensino Fundamental. Por meio de uma plataforma adaptativa e gamificada, suas atividades respeitam o ritmo e conhecimentos de cada estudante.

SEGUrança na internet

A segurança e a privacidade são tão importantes na Internet quanto na vida real. O programa Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança.

Alfabeto tecnológico

A alfabetização é uma das fases mais importantes da Educação de uma criança e, por isso, o professor deve propor práticas desafiadoras para que a turma compreenda como funciona o sistema alfabético. Na aula de informática o 1º ano teve uma experiência incrível, que tal testar as habilidades em um alfabeto digital?

TANgRAM

O antigo jogo chinês que forma um quebra-cabeça, pode ser utilizado como recurso didático bastante eficaz. A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material pedagógico. As formas geométricas que compõem o tangram dão ao professor muitas probabilidades de estudos na área de Matemática.

última atualização: outubro/2021