24/04/2012

Alunos da Unidade I trabalham esculturas sob ótica da artista Lygia Clark

Atividade aborda a vida dos insetos e trabalha a observação por meio de pinturas em grupo

Estudar como os insetos atuam no meio ambiente sob o olhar atento às obras da pintora e escultora Lygia Clark faz parte do conteúdo programático da Educação Infantil. Em aula lúdica, os alunos do Nível I aprenderam sobre a vida destes invertebrados no mês de abril a partir da série Bichos, esculturas feitas de alumínio com dobradiças que permitem às pessoas combinarem suas formas.

Professoras produziram os insetos em papelão – grilo, formiga, joaninha e borboleta – com referência às obras da artista. As turmas trabalharam em equipes e cada uma pintou a sua produção com guache.

Segundo a coordenadora Melissa Albanez, a atividade foi desenvolvida para que a criança – neste caso, de quatro anos – aprenda de maneira divertida, mas com significado. ”Essa atividade foi um estímulo à curiosidade também. Acreditamos que a partir dela as crianças tenham interesse em saber mais sobre estes pequenos animais e, ao mesmo tempo, desenvolvam o prazer por apreciar obras de arte”, diz.

Mineira, Lygia Clark inicia-se na arte no Rio de Janeiro. Desenvolve uma pintura de extração construtivista, restrita ao uso do branco e preto. Em 1960, cria “Bichos” e “Obra-mole”, este último com pedaços de borracha laminada entrelaçados. Destaca a poética do corpo apresentando proposições sensoriais. Como educadora, sua proposta apresenta exercícios de sensibilização, buscando a expressão gestual de conteúdos reprimidos e a liberação da imaginação criativa.