Altera o tamanho da fontea-aA+

29/04/2010

Aula no museu

Salas do 5° ano do Ensino Fundamental vão ao Memorial do Imigrante


 

Por Camilla Cremácio
O tema trabalhado nas aulas de História do 5° ano do Ensino Fundamental é a Imigração. Por isso, há alguns anos o Colégio Ábaco visita com os alunos desse ano ao Memorial do Imigrante do Estado de São Paulo.
 
“As visitas ao memorial acontecem antes de o assunto ser apresentado em sala de aula, e isso proporcina clareza no entendimento do conteúdo dado nas aulas de História. Com isso, as aulas ficam muito mais interessantes para os alunos”, declara Patrícia Lahr, professora dos 5° anos A e C.
 
Beatrice Ferrari, aluna do 5°C, concorda com a professora. “O passeio foi bem legal e me ajudou a entender melhor quem eram os imigrantes, onde eles chegavam e as mudanças que aconteceram”, conta. “Foi divertido. A gente viu a produção de café e a história dos imigrantes”, completa Gustavo Akira Hirakawa, também aluno do 5° C.
 
No memorial, os alunos de todas as salas do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de ver de perto navios e trens que traziam os imigrantes ao Estado de São Paulo, as estalagens onde eles se hospedavam até que fossem enviados para as fazendas de café e como eram as ruas da cidade.
 
“É uma aula diferente, em que eles aprendem vivenciando e visualizando coisas do passado, como o barbeiro, o médico, a hospedaria, a plantação do café. Isso torna mais fácil a compreensão quando o assunto é destacado em sala de aula”, conclui Patrícia.
 

Colégrio Ábaco
Jota3w Copyright © 2009 Ábaco - Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em 1024x768