01/06/2016

Alunos participam de bate-papo com o autor Eduardo Garrafa

O livro conta o dilema de uma jovem brasileira que mantém amizade virtual com um garoto do Egito

Tornar o aluno um leitor proficiente é um processo que se faz por meio da parceria entre escola e família.  Tudo pode ser contexto de leitura: um anúncio publicitário, um romance, uma revista, um jornal, uma obra literária. Assim, desde criança aprendemos a valorizar a leitura, reconhecendo-a como um ato essencial.

Diante dessa proposta, o Colégio Ábaco convidou Eduardo Garrafa, autor de Mande Notícias do Egito, para um bate-papo com os alunos do 6º ano. O livro conta o dilema de Milena, uma jovem brasileira que mantém amizade virtual com Hisham, um garoto que mora no Egito. Certo dia, uma tragédia acontece em seu país e o menino vem para o Brasil. A história aborda a diversidade cultural, a era da internet e os relacionamentos familiares.

Eduardo explicou que sua inspiração para escrever esse livro foi a amizade de sua filha com um amigo que morava no mesmo país de Hisham. “Ela sempre me contava sobre os conflitos de cultura, como algumas coisas eram diferentes onde ele vivia”, explica o autor, esclarecendo que o tsunami retratado no livro realmente aconteceu naquele país.

A atividade faz parte do projeto MANIA DE LER, que incentiva o hábito de leitura, estimula a criatividade, a pesquisa e o debate coletivo. Segundo a coordenadora Adriana Bergaro, os alunos desenvolvem a consciência cidadã, a postura ética e moral e competências para a escrita. “O estudante passa a identificar diferentes gêneros textuais, desenvolve o compromisso e a responsabilidade social, e aumenta sua familiaridade com livros.”