28/04/2016

Semana Ábaco de Prevenção ao Bullying

Programação exclusiva para tratar do tema

A proposta pedagógica do Ábaco vai muito além do ensino formal, pois entende que a escola deve proporcionar uma formação integral, valorizando a amizade, o respeito e a solidariedade. Nesse sentido, promover ações contra o bullying é uma forma eficiente de harmonizar a convivência entre estudantes e, consequentemente, em sociedade.

O bullying sempre existiu, ainda que não houvesse uma palavra para designar tal comportamento. Entretanto, com a influência dos meios eletrônicos, os apelidos, bem como as brincadeiras ofensivas e repetitivas foram tomando proporções maiores com consequências imprevisíveis para os envolvidos.

Considerando-se que o assunto envolve boa parte dos jovens (seja no papel do agressor, vítima ou espectador), o Colégio Ábaco realiza, anualmente, uma programação diferenciada sobre o tema.

Programação 2016

De 02 a 06 de maio

Aulas e atividades diferenciadas serão realizadas, pelos professores, abordando o assunto.

No dia 06/05, os alunos dos 6º e 7º anos entrarão às 7hs.

Dias 05 (Ensino Médio e Ensino Fundamental II tarde) e 06 (Ensino Fundamental II manhã) de maio

Apresentação da peça: “O Alvo”

Esse projeto teatral nasceu da necessidade que o diretor da peça, Pedro Garrafa sentiu ao dialogar com seus alunos adolescentes sobre essa questão. Em quase todos os casos, o autor pôde reparar que o bullying aparece atribuído aos “outros”, mas nunca reconhecido neles mesmos. Ao mesmo tempo, como o termo está em voga, tende-se a generalizar toda e qualquer brincadeira natural e corriqueira como bullying, tornando o uso do mesmo banal e vazio. O espetáculo foi concebido especialmente para servir de ferramenta à discussão sobre o tema dentro da escola. Amparado por uma intensa pesquisa, o enredo da peça aborda aspectos até então poucos articulados: a vitimização, as relações de poder entre os pares e a estrutura social dentro da escola.

*Observação: a apresentação teatral tem duração de 1h30min. Portanto, as demais aulas do período letivo acontecerão normalmente.