Histórico do Ábaco

Histórico do Ábaco

Década de 1970
Com o objetivo de concretizar seus ideais como Educadora e atender as necessidades da comunidade, a Sra. Cleide Gimenes Saad criou o Aprendendo Brincando, primeira escola de educação infantil (minimaternal à pré-escola) particular do Bairro Assunção.

Iniciamos um trabalho diferenciado para a época, pois a abordagem das atividades não tinha apenas um caráter recreativo, e aliado a isso, apresentávamos às crianças situações que pudessem desenvolver suas habilidades motoras, intelectuais e emocionais.

Apesar de uma pequena escola, estavam já bem definidas as grandes aspirações da nossa proposta pedagógica.

Década de 1980
Com a necessidade de continuação do projeto iniciado pelo Aprendendo Brincando, foi inaugurado o Colégio Ábaco, que além do curso de Educação Infantil, oferecia o 1º Grau. Simultaneamente ao novo curso, foram surgindo novos ideais e a nossa prática educativa, transformou em ação as palavras informar e formar.
Nossa proposta educacional sempre foi bem aceita.

A confirmação estava em que cada ano, ampliávamos as instalações para atender a clientela que se expandia.

Década de 1990
Todos os ideias aprimorados traduziram-se em outros conceitos complementares como novas instalações, novos cursos e principalmente conquistas.

Esses conceitos estão representados na inauguração da Unidade II, e na abertura do curso de 2º Grau. A nova unidade nos permite o melhor atendimento de cada faixa etária, privilegiando ainda mais nossa proposta pedagógica.

Ano 2005
Abertura do Curso Pré-Vestibular

Desde que surgiu, o Ábaco tem direcionado suas atenções para oferecer o melhor aos alunos. Assim, era frequente diretores, funcionários e professores ouvirem comentários de que com 30 anos dedicados à educação, deveríamos oferecer o curso Pré-Vestibular. Nesse ano, a reivindicação foi atendida, estabelecendo uma parceria com o Sistema Poliedro, reconhecida instituição de Ensino sediada em São José dos Campos.

Até o primeiro semestre de 2007, o curso Pré-Vestibular funcionou na Vila Marlene. Atualmente está incorporado à estrutura da Unidade II, localizada na Av. João Firmino, 1099.

Ano 2008
Inauguração de novo prédio

Com o intuito de oferecer aos alunos um novo espaço diferenciado para realização das aulas inauguramos o prédio exclusivo para os alunos do Ensino Médio.

Ano 2011
Inauguração do Teatro Ábaco

Espaço foi construído para dar continuidade às atividades artísticas do colégio e para proporcionar cultura e entretenimento aos moradores do ABC. Na noite de inauguração, a cerimônia foi conduzida pela atriz Letícia Sabatella e contou com homenagem à atriz Laura Cardoso e a família Goulart.

Ano 2013
Abertura do Curso Integral

Está é uma importante resposta educativa à demanda crescente das famílias. Também conhecido como PEC 5, o programa funciona em uma estrutura construída especificamente para atender as crianças que passam o dia todo na escola.  Oferece atividades que proporcionam entretenimento educativo e aprendizado bilíngue.
De ontem e de hoje tiramos ricas experiências.

E para o futuro?

Prosseguimos...

Conheça nosso hino clicando aqui.